sábado, 10 de outubro de 2009

Quem Planta Cana em Ladeira 14 - (laboratório)

Esboço de uma tentativa de romance em capítulos curtos de uma velha história da cultura do açucar

XIV
Lúciamaria não era feia, ponta de rama, mirrada, com certa graça, cabelos negros, olhos redondos, vivos. Não se comparava a Socorrinho nem a Conceição na formosura puxada da mãe com quadril fino, ancas arqueadas, busto farto. Pensei que um aloirado grandão não ia se interessar pela miudinha, se engraçou. A caçula não negou a raça, parideira, fez barrigão, os meninos saíram graúdos, aguentou forte, boa de cria.
Mesmo sem gostar do marido dela nunca deixei de atender aos meus netos, filhos das minhas filhas meus netos são... Presenteava, mandei um potro puro para o mais velho logo que deu uns passinhos. Meus netos são. Não os proibi de entrar aqui no salão azul, até me entreteria. Nunca veio um, a avó ajeitando diz que estão no internato. Passaram as férias, não estou doido, sei das estações, ouvi a zoada deles acolá. Só não quero aqui o pai, esse é proibido, ele tomou as terras, o engenho os bichos e os cativos, mas o salão azul é meu refúgio o lugar da minha convalescência. Se fico bom, não acho, mas, se fico, se me volta a coragem, vou lutar pelo que é meu. Hoje me falta até para abrir a janela.
O mais velho já é rapaz, saiu mais ao pai, grandão agalegado, os olhos é que são da mãe, pretos, redondinhos. Disse Sinhá que Lúciamaria estava preparando-o para o seminário. Não sei se serve, o menino é afoito, Amaro fuxicou que o viu deitando com as negrinhas no meio das canas, acho difícil o celibato. Na raça, tirando Tio Luiz e a minha irmã Anita, ninguém quis saber de batina ou hábito. Minha Mãe sonhava com um filho padre, tentou muito. Três chegaram a ir para o seminário, nenhum fez os votos, eu não passei da segunda declinação nos latins. Mãe dizia que ia morrer muito feliz com apenas um. Não esse gosto. Respeitava os cônegos, sempre tinha um hospedado no engenho, ajudava na obra das almas, caridade dos lazarentos, era uma santa minha mãe. Dizia:
- Se no caminho você encontrar um padre e um anjo, cumprimente primeiro o padre, pois ele é o representante de Deus na terra, é mais do que um anjo mensageiro.
Santa mulher minha mãe, não tinha maldade.
Padre não deixa de ser homem, só não é se não quiser. Não atinava no internato, pequeno, besta, levei muito recado do Padre Cardoso para uma mulher na rua do colégio, não achava direito a cara dela no recebimento dos encontros marcados, não maldava, depois entendi. Padre sem-vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário